Campinas/SP
São Paulo/SP
O esporão do calcâneo (Espícola óssea no calcanhar) se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, na planta do pé, no meio do pé e na concavidade do pé (Fasceíte Plantar).
Tratamento
O tratamento inicial consiste em diminuirmos o atrito da região da planta do pé, por meio de procedimentos da Fisioterapia, com exercícios de RPG - Reeducação Postural Global e Ultrassom para ajudar à aliviar a dor e diminuir a inflamação.
Os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular também são importantes no tratamento para melhorar a pisada. Lembre-se, o atrito aumenta na região plantar sempre que aumentamos o peso, não fazemos alongamentos e para piorar usamos sapatos desconfortáveis.
É muito importante investigar se a causa da dor no pé não tem origem na coluna lombar, como muitas dores irradiadas proveniente da coluna vertebral.
Mitos e Verdades
- O esporão não ocorre na fascia plantar(planta dos Pés) e sim no tendão do músculo (flexor curto dos dedos, profundo e vizinho da fascia).
- Apenas 50% das pessoas com inflamação na planta dos pés (fasceíte) tem esporão e 10% das pessoas tem esporão, apesar de não sentirem dor no calcâneo, assim via de regra, não se indica hoje a cirurgia do esporão.
- Somente 5% dos pacientes têm indicação cirúrgica, principalmente aqueles que não conseguiram obter uma melhora com o tratamento conservador.
Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Saiba mais sobre Dor na Coluna e Irradiada para as pernas e pés...
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas