A causa da dor nas costas é desconhecida em mais de 70% dos casos. Hérnia de disco é um problema comum, natural, associado por especialistas ao cabelo branco e as rugas, e na maioria dos casos não provoca dor. Mesmo que os exames de imagem de ressonância magnética ou raio X mostrem e confirmem que um disco está danificado, você pode não precisar de cirurgia e o problema ser restabelecido espontaneamente. A excelente notícia é que, na maioria dos casos, 90% das vezes, a dor, formigamento, queimação e dormência causada por uma hérnia de disco desaparece sozinha em seis meses, de acordo com a pesquisa citada pela Harvard Health.

Estudos de ressonância magnética mostram que, quando uma hérnia de disco aparece (protuberâncias ou rupturas discais), a área danificada do disco geralmente melhora por conta própria depois que o tempo passa. Após seis semanas, 90% dos discos com hérnia terão melhorado gradualmente e sozinhos.

A maioria dos especialistas deveria recomendar de forma correta o tratamento sem cirurgia como primeiro passo, como a Fisioterapia, por exemplo. Se a dor nas costas não melhorar com a fisioterapia, em últimos casos pode ser recomendada.

Nos EUA, os fisioterapeutas são cada vez mais o principal contato clínico dos pacientes com dor lombar. Existe evidência que a ressonância magnética não contribui com os melhores resultados dos pacientes com dor lombar, muito pelo contrário, a sua prescrição desnecessária em casos de dor lombar contribui com prováveis aumentos de taxas de cirurgias.

Os fisioterapeutas têm um importante papel em educar o paciente e colegas médicos sobre o apropriado uso do exame de imagem e a integração dos achados no contexto global da função musculoesquelética do paciente com deficiência. A abordagem adequada do tratamento de coluna pelo fisioterapeuta e médico vai reduzir o uso inadequado da ressonância magnética, diminuir os custos, e fornecer melhores resultados aos pacientes.

A falta de consenso no diagnóstico dos problemas de coluna contribui para o aumento dos quadros crônicos, resultando cada vez mais em estatísticas desanimadoras:

- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tem ou terá dores na coluna vertebral.

- Dor nas costas atinge 1/3 dos brasileiros durante o ano.

- No Brasil, atualmente 5,3 milhões de brasileiros têm hérnia de disco (dados do IBGE de 2012).

- A dor nas costas é a recordista nacional em afastamentos do trabalho. Em um ano foram 160 mil licenças trabalhistas, dados do IBGE de 2011.

Método McKenzie - Tratamento eficaz

O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês - Mechanical Diagnosis and Therapy - MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).

Método McKenzie, uma abordagem de tratamento rápida e eficaz. Em poucas sessões é possível aliviar as dores, o formigamento e o desconforto nos músculos e articulações.


Você não tem que viver com dor na coluna e irradiada

Indicações de tratamento - Método McKenzie:

A maioria dos pacientes, quando dispoe do conhecimento adequado sobre o seu problema de coluna, pode se tratar com sucesso.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fique livre das dores na Coluna e irradiada para as pernas e braços. Faça a Fisioterapia Avançada.

-------------------------------------------------------------------------

Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, da postura e de prevenção de dor nas costas, dor no pescoço, dor nos braços e pernas, coceiras nas costas, braços e antebraços, hérnia de disco, discopatia degenerativa, hérnia de disco extrusa, dor crônica e aguda, nos adicione no WhatsApp.

Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.

Deixe seu recado: