Cientistas usam truque com mão falsa para revelar como o cérebro entende o corpo.
Este vídeo mostra que a percepção do corpo não se dá apenas por um estímulo ou resposta dele a dor, mas também, envolve o cérebro que percebe o que está ao seu redor como parte do corpo, e reage. Dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável que cada indivíduo aprende a utilizar através das suas experiências anteriores, segundo a International Association for the Study of Pain - IASP.
É incrível o que o cérebro pode fazer! A ciência começa a descobrir que a dor crônica pode ser autogerenciada se houver mudança de comportamento dos pacientes. Estudos mostram que a dor crônica pode estar bem mais associada ao cérebro do que a partes do corpo.
A Ciência e a Dor Crônica
Pesquisadores descobriram que mudar as atitudes que provocam medo e evitação do movimento; e também as crenças sobre as causas dos sintomas, podem diminuir a ameaça da dor e fornecer alívio significativo e duradouro do sofrimento de pessoas com dor nas costas crônica.
O Cérebro e a dor crônica
A dor crônica, assim como a depressão crônica, pode modificar a atividade cerebral e, consequentemente, perpetuar-se, diz Leela R. Magavi, MD , psiquiatra de crianças, adolescentes e adultos e diretora médica regional de Psiquiatria Comunitária.
Dor crônica pode mudar nosso cérebro e como lidamos com emoções, diz estudo publicado no jornal European Journal of Pain. O cérebro sofre mudanças significativas quando uma pessoa convive com uma dor persistente ou se torna crônica.
O sucesso com base no quanto uma pessoa se mantém ativa é muito melhor para gerenciar a dor crônica do que pela intensidade da dor, diz estudo.
A maior socialização e relacionamentos interpessoais melhorados, marcam o sucesso no tratamento da dor. A resposta positiva no tratamento da dor crônica se mede pelo quanto uma pessoa é capaz de se manter ativa, e não somente pela intensidade da dor, diz os pesquisadores.
A dor crônica pode provocar dano ao cérebro
O cérebro sofre mudanças significativas quando uma pessoa convive com uma dor persistente ou se torna crônica, diz estudo publicado no jornal European Journal of Pain. Pesquisadores descobriram que a "mudança de comportamento" do paciente com dor crônica, pode ajudar a restabelecer os danos causados ao cérebro.
Os danos provocados no cérebro ocorrem por experiências associadas a crenças dos pacientes sobre as causas, evitação do movimento por medo e ao valor dado à ameaça da dor.
Tratamento
A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre a sua dor crônica, pode se tratar com sucesso.
O exercício físico é o melhor remédio para controlar, gerenciar ou reabilitar a dor crônica, aguda e incapacidades, segundo a mais antiga e conhecida revista médica do mundo - The Lancet.
Evidências crescentes mostram que os mecanismos de como o cérebro modula a dor e as funções psicológicas da dor, têm papéis importantes no desenvolvimento da dor lombar incapacitante persistente. A dor crônica é surpreendentemente tratável, quando os pacientes se concentram no cérebro, diz estudo publicado na revista JAMA Psychiatry.
No tratamento da dor lombar pesquisadores recomendam o uso de uma estrutura biopsicossocial para orientar um tratamento sem medicamento inicial, incluindo educação que apoie o autogerenciamento, a retomada das atividades e exercícios normais e programas psicológicos para pacientes com sintomas persistentes.
O tratamento baseado na mudança de atitudes dos pacientes sobre as causas e o valor de ameaça da dor, pode proporcionar alívio significativo e duradouro dos pacientes com dor crônica, diz estudo publicado no Jornal científico JAMA Psychiatry.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas