Pode-se falar que é um mito. Só esse comportamento não ajuda e é insuficiente. Sentar sempre reto é uma situação que prejudica menos, pois, essa posição também muda a curva natural das costas.

Se você acha que a sua postura é "ruim", e que sua dor se deve a postura errada de sentar, ficar em pé ou se mover "incorretamente", você está completamente errado. Estudo recente publicado no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy, descobriu que NÃO existe uma única postura 'correta'.

Não existe na literatura evidências de que a postura ideal ou evitar a postura "incorreta" evite dores nas costas ou no pescoço.

Para prevenir um problema de coluna, mantenha-se ativo, fique de pé durante parte do dia, quando possível, em pé lendo ou ao telefone.

As diferenças de postura entre uma pessoa e outra são normais e podem mudar devido ao seu humor, e variam naturalmente. Se uma pessoa está feliz, triste, deprimida, assustada, com frio, com calor, nervosa ou com dor, ela pode mudar a sua postura de acordo com o seu humor. Se a pessoa estiver feliz ela poderá ficar mais ereta, por outro lado, se ela estiver triste poderá ficar com a postura arqueada, e isso não significa que a postura dela não seja "normal".

Sentar não é perigoso, desde que a pessoa não fique continuamente e por horas nessa posição. Manter-se ativo e mudar de posição regularmente pode ser útil e muito importante para manter uma boa saúde e gerenciar as diversas comorbidades.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.


Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

-------------------------------------------------------------------------

Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.

Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(11) 94070-3983

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel