Com a idade, os discos da coluna perdem água, endurecem e tornam-se menos flexíveis, para ajustar à pressão que recebem dos movimentos e posições do corpo no dia a dia (sentar, abaixar, carregar algo, etc.). O ressecamento do disco que ocorre pela idade e pela perda da água, levará a diminuição dos movimentos da coluna, e poderá provocar um estreitamento deste tecido, com a diminuição da altura da pessoa. Essa condição está associada a dores agudas, persistentes e incapacitantes no pescoço e na parte inferior das costas.

A coluna vertebral é composta por várias vértebras e discos que se localizam entre as vértebras. Na foto abaixo, o disco mais CLARO é o mais hidratado, os mais ESCUROS são os desidratados e em faze degenerativa por falta da hidratação e consequências dela.

Quanto mais conhecimento o paciente tiver deste fenômeno físico, menos tempo e dinheiro gastará com tratamentos, e menores serão as suas chances de sofrer com as dores nas costas e irradiada para os braços e pernas.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre as suas dores de coluna, pode SE tratar com sucesso, sem riscos, sem remédio ou cirurgia.

A palavra chave de um tratamento de sucesso para dores nas costas é EDUCAÇÃO. Educação sobre as causas corretas, educação sobre o exercício específico e postura e, educação sobre prevenção, que evitará as futuras dores.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fisioterapia Avançada - Método Mckenzie - O que é? - Como funciona? - Quem pode se beneficiar?

------------------------------------------------------------------------------------

Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.

Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.

Deixe seu recado: