Introdução.
O melhor exercício do mundo é o exercício que uma pessoa faz ou deveria fazer todos os dias até o final da sua vida. Se você for forte minimamente o suficiente para agachar na academia ou nas atividades de vida diária, você poderá pegar essa força e usá-la quando sair da cama pela manhã, para pegar algo do chão, para levantar e sentar na cadeira ou sofá, ou cuidar do seu jardim, da sua horta...

Se você for forte minimamente para agachar e realizar as atividades de vida diária, você não terá dificuldade ou limitações para pegar o seu chinelo debaixo da cama, agachar para conversar com seu filho ou netos pequenos, cuidar do seu cachorro ou gato, enfim, já deu pra perceber aí que estamos falando do agachamento. Sendo assim, o melhor, mais popular e mais completo exercício que existe para o corpo todo é o AGACHAMENTO.

O que vem a ser o agachamento?
O movimento de agachamento consiste em sair da posição de pé, flexionar e estender o quadril e joelhos, ou, abaixar dobrando os joelhos e se levantar, como por exemplo, o ato de sentar e levantar de uma cadeira ou de um sofá, isso é o agachamento que uma pessoa faz todos os dias, independente de ser atleta, ir à academia ou não.

Qual a importância do agachamento?
O agachamento é um exercício que não pode faltar na vida de uma pessoa, porque melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade das pernas, evitando assim as quedas e a morte prematura, e está associado à longevidade, segundo estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências, nos EUA.

Quem pode se beneficiar com o agachamento?
Os exercícios de agachamento não são apenas para atletas, mas, para qualquer pessoa que possa fazê-los como parte de sua rotina regular de exercícios ou do seu treino, e os benefícios não se limitam à parte inferior do corpo, ele atinge o corpo inteiro.

A Ciência descobriu que o agachamento acrescenta anos a vida.
Um estudo brasileiro, publicado na Revista Europeia de Cardiologia Preventiva em 2014, revelou que pessoas de 51 a 80 anos, que conseguiam se levantar de uma posição de agachamento sem usar as mãos, eram menos propensas a morrer nos próximos seis anos do que aquelas que não conseguiam se levantar. O estudo observou a flexibilidade, o equilíbrio e a força muscular dos participantes ao fazer o agachamento.

Manter-se minimamente ativo e agachando diariamente pode ajudar uma pessoa a eliminar peso.
Para realizar um agachamento, seu corpo ativa cerca de 200 músculos da parte superior e inferior do corpo, de acordo com um levantamento realizado pela revista de esporte NASM, dos EUA. Enquanto uma pessoa está agachada ou realizando os agachamentos diários, ela estimula continuamente os músculos, aumentando o seu metabolismo, produzindo assim um gasto energético e queima de calorias.

É por isso que o agachamento ajuda a eliminar o peso, a controlar o açúcar no sangue e a equilibrar a pressão arterial. Por outro lado, ficar sentado numa cadeira por horas não existe nenhum estímulo ou gasto energético. É por isso que sentar por horas no dia a dia está associado a ganho de peso, diabetes tipo 2, envelhecimento, como mostra diversos estudos.

O agachamento realizado diariamente nos treinos ou na rotina diária pode prevenir lesões nas pernas.
Algumas pessoas temem que o agachamento possa colocar em risco a coluna, os joelhos e os quadris, mas o exercício pode realmente ajudar a proteger e melhorar o funcionamento dessas e de outras articulações do corpo. Segundo a cientista do Kuwait, Sasa Duric, que estuda sobre agachamentos por muitos anos, o movimento ajuda a manter a flexibilidade, a estabilidade, a força e a manter a funcionalidade da coluna, dos quadris, joelhos e tornozelos, prevenindo contra lesões.

É por isso que o agachamento é o exercício mais completo para prevenir lesões dos ossos, dos músculos, da coluna, pescoço, quadril, joelhos e tornozelos, contribuindo significativamente para conter a perda de massa muscular, massa óssea e a osteoporose. De acordo com um estudo de 2013 publicado na revista médica "Força e Condicionamento", nos EUA, mulheres na pós-menopausa com osteoporose que realizaram agachamentos podem aumentar a massa óssea da coluna e colo do fêmur. Outro estudo publicado nos EUA, na mesma revista médica, "Força e Condicionamento", descobriu que atletas que tinha mais força quando testado pelo exercício de agachamento eram os atletas que tiveram menos propensão a sofrer uma lesão nos membros inferiores durante a sua temporada no esporte.

É preciso muito pouco para viver mais, bem e com saúde física.
Manter-se ativo minimamente e a prática do agachamento com o peso corporal, por exemplo, é a melhor atividade física que existe no mundo para equilibrar o açúcar no sangue, controlar a hipertensão arterial, manter o peso e prolongar a vida.

Agachamento definitivamente faz parte da atividade de vida diária de todos.
O agachar é um exercício extremamente eficaz para desenvolver a força, a flexibilidade, o equilíbrio e o condicionamento físico. Qualquer rotina do dia a dia de uma pessoa que se mantém minimamente ativa o agachamento é exigido, desde levantar e sentar numa cadeira, subir ou descer alguns degraus de escada, ou simplesmente se levantar da cama.

Agachamento proporciona vida saudável e independência as pessoas.
Contando que a força, o equilíbrio e o condicionamento sejam mínimos, os agachamentos diários serão seguros, eficazes e essenciais para evitar quedas, fraqueza muscular, perda de massa muscular e massa óssea, incapacidade e o envelhecimento do corpo. Considerado um exercício funcional, o agachamento é o melhor exercício que existe e deve fazer parte de qualquer programa de treinamento, ou da rotina diária das pessoas, podendo ser executado com uma barra, halter ou simplesmente com o peso corporal. O agachamento ajuda você a se sentir e ter uma boa aparência pelas respostas provocada no corpo inteiro.

Tratamento - Fisioterapia Avançada


Antes de começar a aprender e a fazer os agachamentos, certifique se não existe algum impedimento ou dor nos músculos, articulações ou limitações imposta pelo seu médico. Procure um fisioterapeuta para te ajudar a restabelecer essas limitações físicas, para tornar você independente nesse cuidado, para te ensinar a prevenção de lesão ao realizar o seu esporte ou a sua atividade de vida diária. Lembre-se!!! A maioria das pessoas quando dispõe do conhecimento adequado sobre os seus limites e sua saúde, pode se cuidar e tratar com sucesso, se tornando independente no gerenciamento do seu condicionamento físico, mental e social.

Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

-------------------------------------------------------------------------

Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.

Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.

.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(11) 94070-3983

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel