Campinas/SP
São Paulo/SP
Segundo a terapeuta americana Esther Gokhale, as curvas da coluna vertebral mudaram ao longo dos anos, e podem estar diretamente ligadas ao aparecimento das dores na coluna.
Muitas estátuas antigas, como as da Grécia, exibem uma coluna vertebral em forma de "J". A parte superior da estátua é quase plana, e a parte baixa se curva, para formar as nádegas e finalizar a coluna vertebral. A coluna vertebral em forma de "J" é o que você vê em estátuas gregas. É o que você vê em crianças pequenas. (Cortesia de Esther Gokhale / Gerard Mackworth-Young).
Muitas estátuas antigas, como este da Grécia, exibir uma coluna em forma de J. volta da estátua é quase plana até o fundo, onde ela se curva para que as nádegas estão por trás da coluna vertebral.
Os desenhos de Leonardo da Vinci - no livro de Anatomia de Gray, de 1901 - a coluna vertebral não tem um formato em "S", como vemos a coluna hoje, diz Esther Gokhale.
Os homens das tribos Ubong em Bornéu, nos EUA, exibem a coluna perfeitamente, em forma de "J", e não existe registro de dor na coluna nessa população.
Não existem estudos sobre as culturas tradicionais, para observar o porquê, que esses povos possuem menores taxas de dor nas costas, muito menos, registros da forma de sua coluna.
Se a mudança das curvas da coluna vertebral provoca uma mudança da postura, o que fazer para prevenir as dores na coluna?
A mudança das curvas da coluna vertebral vai interferir na mudança da postura, que por sua vez, é a principal causa de dor na coluna. Aprender a cuidar da postura é a forma mais eficaz de prevenir o estresse físico / mecânico, que provoca a curto e médio prazo, a dor na coluna e irradiada.
Confira as dicas confiáveis e valiosas sobre os cuidados com a postura, ergonomia e conheça os benefícios e vantagens do tratamento com a Fisioterapia Avançada.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.
Fonte: http://www.npr.org/
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas