Pesquisadores alertam o mundo para o aumento desenfreado dos problemas de coluna lombar, e mostram que exames, remédios, injeções e cirurgias são desnecessários na maioria dos casos. A dor lombar é a principal causa de incapacidade no mundo e parece que não é o envelhecimento da população o responsável principal por causar o crescimento considerável do problema, tornando a dor lombar mais incapacitante devido a dores persistentes.

Como a dor lombar é tratada no mundo.
O uso excessivo de exames, opióides, cirurgia e tratamentos inadequados, mostra que pacientes além de não receber os cuidados certos, os recursos estão sendo desperdiçados em todo o mundo, diz estudo publicado na The Lancet, a maior e mais prestigiada revista médica científica no mundo.

Pesquisadores destacam que quase todo mundo terá dor lombar em algum momento de suas vidas. A dor lombar cresceu consideravelmente, ficou mais incapacitante devido a dores persistentes e aumentou em mais de 50% desde 1990.

A dor lombar está se tornando mais presente em países de baixa e média renda, muito mais rapidamente do que em países de alta renda.

Erros constantes no tratamento da dor na coluna.
"Tudo começa quando o indivíduo vai até o pronto-socorro e quer uma solução rápida para a sua chateação. O especialista, então, pede uma batelada de testes para averiguar o que está errado. E essa é a primeira falha da história: não há nenhuma necessidade de pedir radiografia, tomografia ou ressonância magnética na esmagadora maioria dos casos."

"Exames de imagem não influenciam em praticamente nada as escolhas de tratamento da dor lombar", esclarece a fisioterapeuta Lucíola Costa, da Universidade Cidade de São Paulo, instituição brasileira que ficou responsável por parte da pesquisa realizada na América Latina sobre a dor lombar.

É comum que muitas pessoas tenham alguma particularidade nas vértebras ou na coluna sem que isso resulte numa doença de verdade, com repercussões no dia a dia. "Alterações na coluna são iguais a cabelo branco e ruga: todo mundo vai ter um dia", são características do envelhecimento e não um problema propriamente completa a fisioterapeuta Lucíola Costa especialista em entrevista a Revista Veja Saúde.

A informação errada sobre a dor nas costas está levando o paciente a fazer uso desnecessário do repouso, de antiinflamátórios e analgésciso opióides, exames sem a indicação correta, infiltrações e cirurgias inapropriadas.

Professora Rachelle Buchbinder (centro) com a Professora Associada Manuela Ferreira e o Professor Chris Maher. O trio está liderando uma convocação global para o tratamento da dor nas costas.CRÉDITOEDDIE JIM


O que recomenda a Ciência
"As evidências sugerem que a dor lombar deve ser tratada por médicos generalistas, tendo como primeira linha de tratamento a educação que apoie o autogerenciamento, Fisioterapia e conselho para se manter ativo e no trabalho." The Lancet.

A Professora Rachelle Buchbinder, da Monash University, Austrália, autora da série de estudo da The Lancet, explica que a maioria dos casos de dor lombar responde a terapias físicas e psicológicas simples, que mantêm as pessoas ativas e permitem que permaneçam no trabalho. Infelizmente são os tratamentos mais agressivos de benefício duvidoso que são aplicados nos pacientes em todo o mundo, diz Rachelle.

Quanto mais conhecimento o paciente tiver deste fenômeno físico, menos tempo e dinheiro gastará com tratamentos, e menores serão as suas chances de sofrer com as dores nas costas e irradiada para os braços e pernas.

Abnel Alecrim, fisioterapeuta, realizando trtamento da dor lombar com o Método Mckenzie.

O que é importante saber sobre a dor na coluna.
Não existe um consenso sobre a origem da dor na coluna, mas, existe consenso que quase todo mundo terá dor na coluna em algum momento de suas vidas.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre a sua dor na coluna, pode se tratar com sucesso, sem riscos, sem remédio, pomadas, injeções ou cirurgia.

"A palavra chave de um tratamento de sucesso para dor na coluna é educação. Educação correta sobre as causas, educação sobre o exercício específico e postura e, educação sobre prevenção, que evitará as futuras dores."

Dor na coluna e a educação dos pacientes.
A satisfação no trabalho e uma atitude positiva estão entre os indicadores mais fortes pra dizer se a dor nas costas se transformará em deficiência grave ou não. (NIH).

Médicos em todo o mundo preferem oferecer tratamentos inúteis e muitas vezes prejudiciais, em vez de dizer aos pacientes que não há nada a fazer a não fazer Fisioterapia, ser permanecer ativo e no trabalho, descobriu um grupo internacional de cientistas em publicação na revista The Lancet.

Pessoas com dor nas costas precisam de exercícios e o retorno mais rápido possível ao trabalho e à vida normal, dizem os especialistas.

Tratamento - Fisioterapia Avançada

A metodologia da Fisioterapia Avançada possibilita estimular, educar e habilitar o paciente para praticar de forma competente o autocuidado e autotratamento, visando assim, não apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, em longo prazo, da incidência de novas crises.

O Método McKenzie é um sistema de avaliação e autotratamento baseada em evidência e que faz parte da Fisioterapia Avançada. Este método não visa apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.

A abordagem de tratamento aplicada pelo Método Mckenzie é eficaz, seguro, rápido, realizado em poucas sessões, sem remédio, injeções ou cirurgias.

Benefícios e Vantagens do Método McKenzie
- Em poucas sessões é possível sentir alívio total dos sintomas.
- Permite identificar aqueles pacientes que melhoram rápido, os que respondem devagar e os que não respondem ao tratamento e, por consequência, precisam de outra abordagem terapêutica.
- O paciente é capacitado, estimulado e encorajado a desenvolver ações que evitem novas crises e exercícios que minimizem a dor.
- Os exercícios indicados podem ser realizados em casa e no trabalho, estimulando o paciente a manter-se ativo durante o tratamento.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

.

Fisioterapia Avançada - Método Mckenzie - O que é? - Como funciona? - Quem pode se beneficiar?

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel