Apenas 30% das pessoas no Brasil, segundo o IBGE, se exercitam o suficiente para diminuir o envelhecimento e os efeitos negativos da inatividade física. Cerca de 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa, diz a OMS (Organização Mundial da Saúde).
"As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, uma caminhada, por exemplo, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes."
Pesquisadores descobriram que fazer três caminhadas por semana de 50 minutos e associar a atividades de vida diária como cozinhar, subir escadas, falar ao telefone no trabalho ou em casa andando, e evitar postura sentada ininterruptamente, dando apenas 15 passos no intervalo, pode ser suficiente para um adulto melhorar o açúcar no sangue, a pressão sanguínea, o sobrepeso, a incapacidade e limitará os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário.
A ciência diz apenas se mova, mova-se frequentemente e ocasionalmente um pouco mais rápido.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.
Fonte:
- OMS (Organização Mundial da Saúde)
- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica).
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas