Verdadeiro. Manter-se ativo ou fazer exercícios regularmente é essencial para prevenir e não agravar a dor nas costas aguda ou crônica e incapacidades. Na verdade, para aqueles com lesão aguda nas costas, às vezes é recomendado um programa de exercícios leves e com um acompanhamento com um fisioterapeuta. Isso geralmente começa com exercícios suaves que aumentam gradualmente de intensidade, até que o paciente aprenda a ficar independente do fisioterapeuta e faça o gerenciamento do seu problema de coluna sozinho.

Com a idade, os discos da coluna perdem água, endurecem e tornam-se menos flexíveis, para ajustar à pressão que recebem dos movimentos e posições do corpo no dia a dia (sentar, abaixar, carregar algo, etc.). O ressecamento do disco que ocorre pela idade e pela perda da água, levará a diminuição dos movimentos da coluna e isso é normal e natural. Quando uma pessoa tem dor leve, não importante pra ela, ou, incapacidade leve, também não importante pra ela, o ressecamento e a perda de movimento pode aumentar.

O ressecamento e o endurecimento dos discos vão provocar a perda de movimento. A perda de movimento da coluna poderá provocar um estreitamento do disco, levando este tecido a diminuição da sua altura, bem como da pessoa. Essa condição está associada a dores agudas, persistentes e incapacitantes no pescoço e na parte inferior das costas.

A coluna vertebral é composta por várias vértebras e discos que se localizam entre as vértebras. Evitar manter-se ativo pode levar a desidratação, ressecamento e o endurecimento dos discos, e essa condição está associada a faze degenerativa, que por sua vez está associada a dor nas costas e incapacidades.

Quanto mais conhecimento o paciente tiver deste fenômeno físico, menos tempo e dinheiro gastará com tratamentos, e menores serão as suas chances de sofrer com as dores nas costas e irradiada para os braços e pernas.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre as dores na coluna, pode se tratar sozinhos e obter sucesso na sua recuperação.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fisioterapia Avançada - Método Mckenzie - O que é? - Como funciona? - Quem pode se beneficiar?

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel