Oi, gostaria de agendar uma consulta!

Campinas/SP
São Paulo/SP

Conheça a origem da maioria das dores nas costas, o disco vertebral. O mau funcionamento do disco vertebral é uma das causas mais comuns de dor lombar e cervical.

A coluna vertebral é composta por várias vértebras (ossos) e discos (tecido fibroso e cartilaginoso) que se localizam entre as vértebras. Os discos localizados entre as vértebras têm a função de ABSORVER, AMORTECER e EQUILIBRAR o peso do corpo quando em movimento ou parado.

Os dois componentes básicos do disco vertebral são o anel fibroso / cartilaginoso (parte externa) e o núcleo pulposo / gelatinoso (parte interna).

Os discos não possuem vasos sanguíneos. Desse modo, dependem dos movimentos e posições para receber água e substâncias nutritivas. Isso é semelhante a uma esponja molhada que é comprimida e diminui de volume, perdendo a água. Com a descompressão, aumenta novamente de volume, absorvendo água.

A nutrição dos discos ocorre pelas compressões e descompressões alternadas no dia a dia. É dessa forma que os discos se mantem alimentados e hidratados.

Quais os diferentes tipos de hérnias ou fissuras nos discos que afetam a coluna vertebral?

Existem 5 tipos principais de fissuras ou danos no disco que são descritos de acordo com o tamanho da fissura e do dano no anel fibroso e extravasamento da substancia gelatinosa do centro.

As fissuras e os danos que afetam o anel fibroso e provocam o extravasamento da substancia gelatinosa do centro são denominadas:

- Abaulamento discal (fissura pequena);

- Protrusão discal (fissura média);

- Hérnia de disco (fissura grande);

- Hérnia de disco extrusa (fissura total e extravasamento da substância gelatinosa sem descontinuidade);

- Hérnia de disco sequestrada (fissura total e extravasamento da substância gelatinosa para o canal vertebral com separação do conteúdo).

Estudo realizado na Espanha relaciona dor nas costas com falta de nutrientes na coluna

O estudo descobriu que a pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso, pode danificá-los ao reduzir o fluxo de nutrientes até eles.

Os cientistas descobriram que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente em sua nutrição, e essa alteração nutricional pode acarretar em doenças degenerativas. Um dos autores do estudo, Jerome Noailly, diz que a pesquisa mostrou que a redução dos nutrientes nos discos está associada a dores de coluna.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

.

🚨 AGENDE A SUA CONSULTA ON-LINE (POR VÍDEO | WHATSAPP) OU PRESENCIAL. LIGUE JÁ NO TEL.: 19 3308-6330, ou pelo WhatsApp: https://wa.me/message/PW4QUVXGCCKOP1 - (+55 19 98601-1281).

.

Fique livre das dores na Coluna e irradiada para as pernas e braços. Faça a Fisioterapia Avançada.

.

MAIS INFORMAÇÕES: 👇👇👇

.

1 - YouTube:
https://www.youtube.com/@PensandoSaudeBr/videos

2 - Instagram:
https://www.instagram.com/drabnel.alecrim/

3 - Facebook:
https://www.facebook.com/PensandoSaude

4 - TikTok:
https://www.tiktok.com/@user958546231352

5 - Twitter:
https://twitter.com/drabnelalecrim

6 - Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/3113355/admin/feed/posts/

7 - Site 1:
https://abnelalecrim.com.br/

8 - Site 2:
https://dornacoluna.fst.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

9 - Site 3:
https://pensandosaude.com.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

Deixe seu recado:

X