Campinas/SP
São Paulo/SP
Por que o exame de imagem solicitado inadequadamente para dor nas costas, pode causar mais mal do que bem?
1º. Exame de imagem solicitado inadequadamente pode levar pacientes com dor nas costas a diagnósticos incorretos, decisões de gerenciamento inapropriadas, cirurgia potencialmente desnecessária, resultados ruins de dor nas costas;
2º. Exame de imagem solicitado inadequadamente pode levar a Rotulagem do paciente, ou seja, a taxar o paciente como um doente.
3º. Exame de imagem solicitado inadequadamente pode mudar o comportamento de pacientes, criando diversas crenças errôneas sobre os achado de imagem;
4º. Exame de imagem solicitado inadequadamente leva a maiores custos financeiros, sociais, psicológicos e físicos;
5º. Exame de imagem solicitado inadequadamente não influencia o tratamento.
6º. A ressonância magnética da coluna na atenção primária muitas vezes leva à avaliação cirúrgica - mas a ressonância magnética não consegue discriminar os casos cirúrgicos dos não cirúrgicos (You et al. 2012).
O que fazer?
Não entre em pânico se os seus exames de imagem mostrar "problemas" com seus discos; são simplesmente mudanças normais que ocorrem a partir dos 20 anos de idade.
Qual o caminho a seguir?
Aqui estão alguns fatos importantes sobre imagens médicas que você deve estar ciente para evitar ser enganado por seu raio-X ou exame de diagnóstico.
Coluna lombar - região lombar
"Está bem estabelecido que a maioria dos achados de imagem, particularmente as alterações degenerativas, se correlaciona mal com a apresentação clínica. Estudos mostram que a degeneração do disco lombar está presente em 40% dos indivíduos com menos de 30 anos e em mais de 90% das pessoas entre 50 e 55 anos."
"Outro estudo mostrou que entre os adultos jovens saudáveis de 20 a 22 anos sem dor nas costas, 48% tinham pelo menos um disco degenerativo e 25% tinham disco protuberante."
"Os principais médicos do Departamento de Neurocirurgia da Califórnia recomendam fortemente CONTRA o uso rotineiro de ressonância magnética para dor lombar, pois eles NÃO TÊM NENHUMA LIGAÇÃO entre as alterações degenerativas vistas em raios-x ou ressonância magnética e dor lombar."
O caminho eficaz para tratar a sua dor nas costas
Nos EUA, os fisioterapeutas são cada vez mais o principal contato clínico dos pacientes com dor lombar. Existe evidência que a ressonância magnética não contribui com os melhores resultados dos pacientes com dor lombar, muito pelo contrário, a sua prescrição desnecessária em casos de dor lombar contribui com prováveis aumentos de taxas de cirurgias.
Os fisioterapeutas têm um importante papel em educar o paciente e colegas médicos sobre o apropriado uso do exame de imagem e a integração dos achados no contexto global da função musculoesquelética do paciente com deficiência. A abordagem adequada do tratamento de coluna pelo fisioterapeuta e médico vai reduzir o uso inadequado da ressonância magnética, diminuir os custos, e fornecer melhores resultados aos pacientes.
Diagnósticos errados podem levar a cirurgias desnecessárias de coluna
Mais de 70% das hérnias de disco não provocam dor, isso significa dizer e cada 10 amigos com hérnia de disco, somente 3 reclamam de dores na coluna. A hérnia de disco é uma fissura (manifestação de desgaste) normal e natural que ocorre no disco da coluna, observado no exame de ressonância magnética. A maioria das dores musculoesqueléticas, em especial, a dor na coluna, é de origem mecânica, ou seja, provocada por um movimento e posições aplicados nos músculos e articulações.
Alguns estudos mostram que a partir da hora que o paciente passa a ter conhecimento de uma lesão na coluna como a hérnia de disco, por exemplo, apresentada pela ressonância magnética, muitos pacientes podem realmente diminuir o autocuidado com a postura, criar crenças, medo do problema, predispondo a cronicidade.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fonte: Bodywise Health
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas