Campinas/SP
São Paulo/SP
Foto. I Hate Rashes
O prurido braquioradial é uma condição neuropática não muito comum, que se caracteriza por coceira, ardência, dormência, queimação ou formigamento nos braços.
Os sintomas podem ser de um lado do braço ou dos dois, e afetam a parte lateral posterior do braço e ante-braço. Em alguns casos pode afetar a face, o pescoço e omoplatas.
Foto: Prurido de Brachoradialis. Imagem cortesia de O.Chaigasame
O local atingido pode não ter escoriações alguma ou podem ter escoriações criadas por arranhões. O transtorno e o desconforto às vezes são tão graves que os pacientes recorrem à colocação de bolsas de gelo na pele para aliviar a sensação desagradável. Os pacientes estão mais frequentemente na meia-idade, atingindo mais mulheres.
O prurido braquiorradial é uma disfunção crônica de origem desconhecida, embora vários mecanismos de lesão tenham sido propostos. Foi descrito pela primeira vez na literatura em 1968, como prurida solar dos cotovelos e prurido braquiorradial de verão.
"Embora a causa exata da doença seja atualmente desconhecida, acredita-se que seja devido a danos cumulativos do sol ou compressão da raiz nervosa causada por doença degenerativa da coluna vertebral."
Esquema dos dermátomos sensoriais e nervos sensoriais da extremidade superior. As regiões mais comumente afetadas no prurido braquioradial estão sombreadas.
Modificação da obra original de Mikael Häggström. Usado com permissão.
O Prurido Braquiorradial pode estar associado a uma combinação complexa de diversos fatores de risco, como por exemplo, a exposição ao sol prolongado, trauma, postura e lesão nervosa.
Os sintomas de muitos casos podem ser causados por fatores de risco mecânicos, ou seja, provocado por um movimento ou posição aplicado nos músculos e articulações.
O prurido braquiorradial é similarmente classificado como uma síndrome de prurido localizado, mas nas extremidades superiores (antebraço, cotovelos e braços), tipicamente um ou ambos os antebraços. Notalgia parestesica e prurido braquiorradial são geralmente condições crônicas, intermitentes e exacerbação. Muitas vezes essas síndromes dermatológicas, ambas as doenças são tipicamente consideradas multifatoriais com causa incerta.
Diversos pacientes são tratados com medicamentos como esteroides tópicos, anti-histamínicos e agentes antiinflamatórios. Outros tratamentos de dor e coceira neuropáticas, incluindo capsaicina, amitriptilina e gabapentina, às vezes podem ser bem-sucedidos.
BSIP. UIG. Getty Images
Muitos pacientes não obtêm sucesso com o tratamento a base de medicamento.
Existem centenas de tratamentos medicamentosos para o distúrbio, mas nenhum funciona de forma confiável ou é melhor do que outro medicamento. Os pacientes passam por uma investigação exaustiva e desistimulante para determinar a causa, que nunca é encontrada na maioria dos casos.
Evidências sugerem que o Prurido Braquiorradial pode surgir do processo degenerativo e compressivo da coluna cervical. A doença degenerativa da coluna cervical (pescoço) pode ser um fator contribuinte importante.
Estudos mostram a associação entre o Prurido Braquiorradial e compressão da coluna cervical, ou seja, compressão no pescoço.
Considerando que a maioria das dores e sintomas musculoesqueléticos é de origem mecânica, pode estar aí o caminho para descobrir a origem de muitos casos de Prurido Braquiorradial.
A disfunção musculoesquelética que afeta o pescoço está associada à postura, e essa condição pode provocar a irritação das terminações nervosas no pescoço, responsável por causar a coceira, ardência, dormência, queimação ou formigamento nos braços.
O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês - Mechanical Diagnosis and Therapy - MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).
Depoimento.
O objetivo da avaliação física e dos exercícios específicos é identificar a verdadeira origem dos sintomas, e corrigir o problema através da informação correta, exercícios específicos, educação sobre a postura e orientações sobre como prevenir as futuras crises.
A avaliação e os exercícios específicos de tratamento visam estimular, educar e habilitar o paciente, para que ele pratique de forma competente o autocuidado e autotratamento, conquistando assim, não apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, em longo prazo, da incidência de novas crises.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas