Atrás das crenças errôneas sobre o peso, atividade física e dores musculoesqueléticas estão à desinformação e a incapacidades.

Corredores com sobrepeso e obesos tiveram uma proporção menor de lesões no joelho relacionadas à corrida do que os corredores com peso normal, diz estudo publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, EUA, em 01.07.2020.

"Pesquisadores acompanharam um total de 571 corredores que sofreram uma lesão relacionada à corrida (181 lesões no joelho relacionadas à corrida e 390 lesões relacionadas à corrida em outros locais anatômicos). A proporção de lesões no joelho relacionadas à corrida foi 13% menor entre corredores com excesso de peso em comparação com corredores com peso normal. Da mesma forma, a proporção de lesões no joelho relacionadas à corrida foi 12% menor entre corredores obesos em comparação com corredores com peso normal."

É importante esclarecer os mitos existentes sobre o peso, dor no joelho e dor nas costas, para enfrentar as distorções errôneas, provocadas pelas crenças difundidas por profissionais de saúde e pela população em geral.

A maioria das pessoas que praticam qualquer atividade física ou paciente com dor musculoesquelética, quando dispõe da informação correta e confiável sobre a sua condição de saúde, pode manter-se ativo.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fonte: Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel