O que é hérnia de disco Extrusa?
A hérnia de disco extrusa é uma das manifestações de desgaste mais grave da coluna, que afeta o disco vertebral, uma espécie de amortecedor que se localiza entre as vértebras. Quando não tratada a tempo pode provocar dores persistentes, aguda e incapacidade dos movimentos.

A hérnia de disco extrusa é uma condição ainda pior do que a hérnia de disco normal que se conhece. Tanto a hérnia de disco como a hérnia de disco extrusa ocorrem de forma lenta e silenciosa, e em pouquíssimos casos é indicada a cirurgia.

Quais os sintomas provocados pela hérnia de disco extrusa?
Alguns casos podem aparecer sem sintoma algum na coluna, já outros, podem vir acompanhados de formigamento, queimação, câimbras e rigidez nas pernas ou nos braços.

A hérnia de disco extrusa pode provocar dor inicialmente na coluna, e, se não tratada adequadamente os sintomas se instalarão e ficarão cada vez mais agudo e irradiando para os braços ou para as pernas.

A origem da hérnia de disco extrusa? Como tudo começar?
O disco vertebral é a principal fonte de dor na coluna. Quando dormimos o disco vertebral repõe a água que perdeu durante o dia. Pela manhã os discos estão hidratados podendo a pessoa atingir até dois centímetros de altura por isso, perdendo essa altura durante e no final do dia. Quando dormimos recuperamos a altura hidratando novamente os discos. É muito importante o sono e manter-se minimamente ativo no dia a dia para que o disco fique sempre nutrido e realizando as suas funções.

A maioria das dores musculoesqueléticas, em especial as dores na coluna é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. Não conhecer como funciona o mecanismo de lesão da coluna torna o problema ainda pior. A postura e todo um desconhecimento do paciente sobre o problema da coluna estão por trás da dor aguda, persistente e incapacitante provocada pela hérnia de disco extrusa

Qual o tratamento mais eficaz e seguro da hérnia de disco extrusa?


O tratamento mais eficaz e seguro para dor na coluna é manter-se ativo e educação sobre o problema. A chave de um tratamento de coluna eficiente é educação. Educação sobre as causas, educação sobre os exercícios específicos, sobre a postura, e principalmente, educação sobre a prevenção.

Na fase aguda de dor da hérnia de disco extrusa o medicamento pode ser necessário, mas, a Fisioterapia Avançada é o melhor remédio para aliviar as dores, ensinar o paciente sobre a dor, sobre a postura correta, e principalmente sobre a prevenção para evitar futuros episódios de dor.

Medicamentos anti-infamatórios e analgésicos somente aliviam as dores e não restabelecem os movimentos tão importantes para resolver definitivamente o problema de coluna. Medicamento para dor na coluna não é tratamento.

Pacientes com um diagnóstico confirmado de hérnia de disco extrusa, geralmente respondem bem a um programa de reabilitação física durante 3 meses de acompanhamentos. Os resultados são satisfatórios na maioria dos casos. A hérnia de disco extrusa quando bem diagnosticada pode ser tratada em poucas sessões com a Fisioterapia Avançada baseada em evidência, sem remédio ou cirurgia.

Como prevenir de forma confiável os problemas de coluna?
A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre o seu problema, pode se tratar com sucesso e os resultados aparecem rápidos, sem a utilização de medicamento ou cirurgia.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.


Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

-------------------------------------------------------------------------

Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.

Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.

.

Deixe seu recado: