É muito comum certas coceiras nas costas aparecerem associadas com dores, desconfortos e queimações na coluna torácica. As coceiras crônicas nas costas podem ser tratadas com a Fisioterapia Avançada.

O que é Notalgia Parestésica?

Notalgia Parestésica é o nome dado à coceira crônica nas costas, causada por alterações nos nervos de sensibilidade da coluna torácica. A coceira pode ser acompanhada por sensações de queimadura ligeiras ou dormência. A condição é muito mais prevalente em pessoas que sofreram lesões da coluna ou que têm doenças da coluna congênitas. Os sintomas podem atingir a região da coluna, bem como, os ombros, omoplatas e costelas.

Quais os sintomas da Notalgia Parestésica?

Os sintomas são provavelmente causados pelo choque de nervos que saem da coluna vertebral e atingem os músculos das costas. Às vezes é visto em associação com a hérnia de disco ou doença degenerativa do disco.

Estudos - Coceira - Exercícios.

Estudos têm demonstrado que as coceiras nas costas são abolidas em um número significativo de pacientes. O medicamento pode ser indicado em casos de Notalgia Parestésica, mas, sem sombras de dúvidas, o exercício físico específico, é considerado a primeira linha razoável e eficaz de tratamento.

Estudo mostra que a notalgia parestésica concomitante e prurido braquiorradial estão associados à doença degenerativa do disco cervical.

Muitos casos de notalgia parestésica e prurido braquiorradial são sinais dermatológicos mais prováveis de doença degenerativa subjacente da coluna, disco e músculo. Para casos de notalgia parestésica e prurido braquiorradial associados à doença cervical, a terapia de primeira linha pode incluir tratamentos espinhais não dermatológicos.



O prurido braquiorradial é similarmente classificado como uma síndrome de prurido localizado, mas nas extremidades superiores (antebraço, cotovelos e braços), tipicamente um ou ambos os antebraços. Notalgia parestesica e prurido braquiorradial são geralmente condições crônicas, intermitentes e exacerbação. Muitas vezes essas síndromes dermatológicas, ambas as doenças são tipicamente consideradas multifatoriais com causa incerta.

A literatura atual sugere que a notalgia parestésica é altamente provável em muitos, se não em quase todos os casos, tenha uma associação com a doença na coluna cervical (pescoço) subjacente nos níveis de C5-C6.

Exercício específico pode ser mais eficaz que remédio.

Tratamento Método McKenzie.

Os pacientes que têm síndromes dolorosas na coluna tiveram um resultado satisfatório com a abordagem de tratamento do método McKenzie. Os exercícios específicos do método mcKenzie, foi satisfatório, tanto no controle da dor na coluna, bem como, possibilitaram corrigir a disfunção nos músculos e articulações e abolir as coceiras (Notalgia Parestésica).

Os pacientes que têm estas síndromes dolorosas são ensinados, treinados e habilitados a fazer os diferentes exercícios, com estratégias de carga (posições diferentes sentado, deitado e em pé), com ênfase nos exercício de extensão das costas, usando o método McKenzie.

Embora a intervenção farmacológica possa ser benéfica, em muitos pacientes com notalgia parestésica, exercícios de fortalecimento e alongamento podem ser considerados tratamento de primeira linha ou adjuvante razoável. Os resultados podem ser em longo prazo em alguns casos, e outros melhoram em médio prazo, conseguindo diminuir o sofrimento se o paciente seguir com uma abordagem multiprofissional que passe pela Fisioterapia Avançada e medicamentos. Estudos mostram que pacientes submetidos a movimentos repetidos específicos, exercícios de alongamento e exercícios de fortalecimento dos músculos das costas e pescoço associados a medicamentos, obtém bons resultados.

Estudos com os exercícios do método McKenzie têm demonstrado que a dor é aliviada, em um número significativo de indivíduos, após 13 semanas de exercícios realizados regularmente (diariamente).

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

DEPOIMENTO:

"Tinha dor persistente na lombar irradiada para região posterior da perna há mais de 10 anos, tratando com fisioterapia comum. Havia recebido um diagnostico de que nao deveria mais fazer exercicios fisicos. Além disso dor na cervical e também uma coceira persistente nas costas que foi diagnosticado pela dermatologista como notalgia parestésica. Todos estes desconfortos inclusive a coceira foram tratados com a sessão do Método Mckenzie com o Dr. Abnel Alecrim."

Luciana Tagliolato Lopes, Engenheira, Estado de São Paulo.

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.