Dor de cabeça, tensão dos músculos de mastigação, nos músculos da face, pressão ou travamento das articulações, pode estar associado a problemas no pescoço na população adulta em geral.

Foto: Journal of Functional Morphology and Kinesiology

Dor de cabeça, tensão dos músculos de mastigação, nos músculos da face, pressão ou travamento das articulações, pode estar associado a problemas no pescoço na população adulta em geral, mostra estudo publicado no Centro Nacional de Informações Biotecnológicas (NCBI).

Um outro estudo realizado na Itália mostrou que a DTM está frequentemente presente, juntamente com a dor no pescoço, e que a relação é mais relevante na dor facial e maxilar. Conclui-se que existe uma associação significativa entre o tratamento da DTM e a redução da dor na coluna cervical, na medida em que melhora a mobilidade do pescoço. Esses achados confirmam que existe uma associação significativa entre a dor no pescoço e sintomas da DTM e do bruxismo.

Pesquisadores da Universidade de Messina, na Itália, descobriram uma correlação entre a ATM e a postura. É necessário estabelecer prioridades de tratamento principalmente em pacientes sintomáticos e em crescimento.

Considerando os resultados dos estudos, parece óbvio que a cooperação interdisciplinar entre fisioterapeuta e dentista é necessária e essencial.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

Site Dr. Abnel Alecrim

.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel