Campinas/SP
São Paulo/SP
Abordagem baseada na avaliação e exercícios específicos demonstra que sintomas são reversíveis em mais de 75% dos casos, sendo abolidos rapidamente e em poucas sessões, sem depender de medicação ou cirurgia.
Dores no Pescoço e Irradiadas
Os problemas do pescoço ou um insuportável torcicolo se manifestam com dores localizadas no próprio pescoço. Esses desconfortos podem irradiar-se para os ombros, omoplatas, braços, mãos, ATM, face, além de desencadearem dores de cabeça, enxaquecas, dores no fundo dos olhos, labirintite, zumbidos, vertigens, tonteiras e náuseas.
O problema é que tais pontos dolorosos irradiados são muitas vezes confundidos com dores musculares, artroses, artrites, tendinites, bursites e distensões e o tratamento deixa de ser eficaz por não tratar a causa real do problema.
Uma das causas mais comuns de dor no pescoço e nos braços é a má postura. Pode-se observar que os inúmeros riscos que agridem a coluna cervical e lombar ocorrem no trabalho, em casa, na academia, no treino esportivo errado ou em situações mais simples, como um travesseiro inadequado e posições erradas ao dormir.
A posição sentada no sofá, no escritório, dirigindo um carro, pintando, costurando, bordando, fazendo crochê, artesanato, etc. predispõe a projeção da cabeça e do pescoço para a frente e essa condição causa um estresse nos músculos, ligamentos e discos da coluna cervical, torácica e lombar. Pessoas com dores, formigamentos, queimação ou pontadas no pescoço e cabeça são as mais prováveis de ficarem incapacitadas.
Quando submetemos a nossa coluna a uma posição fixa, por um tempo prolongado e curvada para a frente, é produzido nos discos intervertebrais um estresse, uma pressão excessiva. Os discos da coluna, por sua vez, emitem sinais de dor para regiões dos músculos distantes da coluna, nos dando a falsa ideia de ser uma dor muscular.
As causas mais comuns das dores no pescoço e irradiadas
As causas mais comuns de dores no pescoço e irradiadas para a cabeça, ombros, braços e mãos são aquelas provocadas por estiramento excessivo dos ligamentos em decorrência das tensões posturais.
Isso ocorre quando a pessoa senta com má postura e por um longo período, quando dorme ou deita com a cabeça numa posição inconveniente, quando dirige ou fica sentada no computador por muito tempo e sem pausas.
Quando as dores no pescoço e irradiadas já estão presentes, a má postura em geral as torna piores, e sempre persistentes.
A hérnia de disco
A hérnia de disco no pescoço pode gerar dor de cabeça e na nuca, agravar a enxaqueca e as dores de cabeça tensionais. A hérnia de disco é uma lesão sofrida pelos discos que compõem a coluna vertebral.
A coluna vertebral é composta por várias vértebras e discos que se localizam entre as vértebras.
Os discos localizados entre as vértebras têm a função de absorver, amortecer e equilibrar o peso do corpo quando em movimento ou parado, ou simplesmente quando em pé ou sentado e é justamente ai que começa a maioria dos problemas de dores e desconforto no pescoço e irradiadas.
Tratamento - Método McKenzie.
O Método McKenzie foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie. O tratamento consiste na avaliação do paciente, elaboração de um programa de exercícios, orientação postural e prevenção de novas crises. No tratamento o paciente é estimulado a se autocuidar e ensinado a se autotratar.
A maioria das dores musculares e articulares como a da coluna cervical (pescoço) é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações.
Sendo assim uma posição ou um movimento inverso ao que agride, estressa e deforma as estruturas da coluna pode abolir a dor e restaurar a função.
O Método McKenzie não visa apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.
Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.
Prevenção
Realizar exercícios preventivos em casa ou no trabalho ajuda a tornar a sua coluna mais flexível e ajustada nas posições fixas e em movimentos, evitando assim o encurtamento dos músculos e a má postura.
O conhecimento da ergonomia e dos mobiliários adequados no ambiente de trabalho ou em casa é imprescindível para a manutenção da postura e da funcionalidade das estruturas da coluna como os nervos, ligamentos, cartilagens e os discos.
A cadeira e a posição de sentar adequadas
O encosto da cadeira deve variar entre 90º e 110º. E quando sentado você deve aproximar o abdômen da mesa. A altura da mesa deve ser de 73 a 75 cm do chão. Utilize um suporte para os pés para manter as coxas no mesmo alinhamento do solo, possibilitando menos cansaço nas pernas.
Os pés devem ficar todo no chão. O assento da cadeira deve ser paralelo ao chão e com o comprimento igual ao da coxa ou menor. Os braços devem ficar paralelos à coluna e os cotovelos a 90º.
O computador convencional (desktop)
O teclado e o mouse deverão estar no mesmo alinhamento para o melhor posicionamento das mãos. Mantenha uma distância de 45 a 65 cm entre os olhos e a tela do computador. A margem superior da tela do computador deverá estar no mesmo alinhamento do olhar horizontal.
Notebook
O ideal é que o notebook seja utilizado sobre a mesa; evite sobre a cama e sobre o colo. Caso o notebook seja usado por muitas horas durante o dia, utilize o suporte, evitando assim que a cabeça fique projetada para a frente e que você fique com o olhar para baixo.
Coloque ao alcance das mãos os objetos que serão mais utilizados na mesa de tal maneira que não seja preciso esticar o braço para alcançá-los. Evite esticar o braço, pois é nesse ato que você tende a curvar o tronco e a cabeça para a frente, estressando tanto as articulações do pescoço quanto a coluna dorsal, lombar, pernas e braços.
Outros cuidados para melhorar a sua postura
Ao dirigir
A posição da cabeça ao dirigir deve ser neutra e você deve manter sempre o olhar horizontal. Ajuste o assento para que fique perto suficiente dos pedais e que não seja preciso trazer o pescoço para a frente. Ajuste o retrovisor central do seu carro para permitir a posição neutra da cabeça com o olhar horizontal.
Quase todo mundo tem alguma rigidez ou desconforto na coluna lombar e/ou pescoço após as viagens longas e sem interrupções regulares. Se você não tem problema na coluna ou se já enfrenta problemas de dores no pescoço ou coluna lombar, utilize o rolo lombar, pois ele ajudará a diminuir o estresse na coluna baixa e no pescoço, e faça interrupções regulares, de duas em duas horas.
Ao ler
Procure não ler na cama, principalmente se estiver sem apoio, flexionando assim a cabeça e tentando manter os braços para a frente para segurar o livro. Finalmente, lembre-se de não ficar em uma mesma posição por muito tempo. Nosso corpo foi feito para se movimentar.
Ao dormir
Cuidado com a posição de dormir e com a utilização dos travesseiros, prevenindo assim riscos de problemas no pescoço e na coluna lombar. Recomenda-se dormir de lado, com um travesseiro que mantenha o alinhamento da sua cabeça com o seu corpo e outro travesseiro para ficar entre o seu tronco e as pernas. Assim você terá o conforto necessário para garantir uma boa noite de sono. Leia mais no site as matérias "Qual é a Melhor Posição para Dormir?" e "Como Obter uma Boa Noite de Sono".
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas