Campinas/SP
São Paulo/SP
O exercício de estender as costas pra trás em pé é denominado extensão da coluna em pé. Ele é realizado da seguinte forma: em pé, mãos na cintura, arquear as costas pra trás de forma suave até onde conseguir. Esse exercício ainda é um tabu para algumas pessoas, e até para muitos profissionais de saúde.
Existem vários benefícios do exercício de estender as costas pra trás em pé, como por exemplo, compensar os movimentos e posições de flexão da coluna, adotados na rotina do dia a dia em casa, no esporte, passeando ou no trabalho. O ato de sentar, ficar sentado e o movimento de abaixar para pegar algo no chão, são considerados posições e movimentos de flexão da coluna lombar.
Uma pessoa adota muito mais movimentos e posições de flexão da coluna no dia a dia (movimento de sentar e abaixar para pegar algo), do que movimentos e posições de extensão. Isso acaba provocando um desequilíbrio nos músculos e articulações da coluna. Os discos e os nervos da coluna sofrem uma deformação maior, quando os músculos e articulações da coluna são afetados por menos movimentos e posições de extensão, e mais movimentos e posições de flexão.
A maioria das dores musculoesqueléticas, como as dores nas costas, por exemplo, é de origem mecânica, física, ou seja, provocada por um movimento ou posição aplicado nos músculos e articulações. A observação dos movimentos de extensão e flexão da coluna, numa avaliação da Fisioterapia Avançada, pode ser um caminho para a compreensão das diversas dores na coluna e irradiada para braços e pernas, provocadas pelos movimentos aplicados e posições adotas pelo corpo no dia a dia.
Estudo realizado por pesquisadores japoneses e publicado no Journal of Orthopaedic Science, mostrou que o exercício de extensão em pé foi eficaz na melhora ou prevenção da dor lombar, e na diminuição de visitas ao médico por dor lombar.
"Os exercícios de extensão impedem a progressão natural da cifose (corcunda), que se refere a uma coluna com curvatura anormal, que pode não apresentar nenhum sintoma, apenas um arredondamento acentuado das costas para frente. A cifose grave pode causar dor e ser desfigurante, que em mulheres mais idosas muitas vezes está relacionada à osteoporose", diz estudo publicado no Springer Journals.
Vejam alguns benefícios dos exercícios de extensão de coluna:
- Melhora a postura e as curvas das costas, prevenindo as dores da coluna e irradiada;
- Compensa a atitude postural do nosso cotidiano;
- Impede a progressão natural da cifose (corcunda - coluna com curvatura anormal - hipercifose).
- Impede a inversão e a retificação da curva lombar e do pescoço;
- Fortalece a musculatura das costas;
- Melhora a flexibilidade dos músculos e articulações da coluna;
- Aumenta a capacidade de coordenar o movimento pela região lombar.
- Ajuda a liberar determinadas compressões nervosas;
- Oferece menos compressão dos discos e nervos que os exercícios de flexão de coluna;
- Por diminuir a pressão dos discos e nervos, melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos e articulações das costas, previne a osteoporose;
- Diversos estudos mostram que pessoas que fortalecem regularmente os músculos extensores das costas, sofrem significativamente menos fraturas relacionadas à osteoporose; do que as que não o fazem.
- Os exercícios de extensão ajudam a aumentar a massa óssea, protegendo melhor de uma queda ou outro trauma.
Tratamento - Método McKenzie
A maioria dos pacientes, quando dispõe da informação confiável sobre a sua dor musculoesquelética, pode se tratar com sucesso.
O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês - Mechanical Diagnosis and Therapy - MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).
Estudos mostram que dores nas costas são reversíveis em mais de 70% dos casos, sem remédios ou cirurgia.
Tratamento eficaz
A metodologia da Fisioterapia Avançada possibilita estimular, educar e habilitar o paciente para praticar de forma competente o autocuidado e autotratamento, visando assim, não apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.
O Método McKenzie não visa apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.
Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.
Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas