Campinas/SP
São Paulo/SP
Um estudo de dois médicos brasileiros realizado no Reino Unido estabeleceu uma ligação entre dor crônica e o risco de desenvolver depressão. Essa condição ou risco é ainda maior quando as dores têm origem na coluna.
A dor na coluna lombar crônica (coluna baixa) é uma das causas mais comuns de incapacidade física no mundo. A presença de depressão pode contribuir para a persistência da dor lombar.
O estudo mostrou que ainda não está bem clara esta associação na literatura, entre a depressão e lombalgia crônica, mas sabe-se que a dor contribui para o desenvolvimento de depressão em pacientes com dor na coluna lombar crônica e que essa dor na coluna crônica pode levar à depressão.
Atividade física como a caminhada moderada, por exemplo, ajuda a diminuir os sintomas nos pacientes com depressão e incapacidade física, diz o estudo.
A palavra-chave de uma tratamento eficaz de Fisioterapia Avançada é educação. Educação sobre as causas do problema, educação sobre o exercício e manter-se ativo, educação sobre a postura e sobre como prevenir crises, internações e medicamentos desnecessários.
A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre as suas dores crônicas, pode se tratar com sucesso.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas