Campinas/SP
São Paulo/SP
Você já acordou ou tem acordado cansado, mal humorado, com dor de cabeça, dificuldade de concentração e outros sintomas desgastantes no dia seguinte. Pois, saiba que a qualidade do sono interfere muito na sua vida diária!
Pode não parecer importante, mas a escolha do travesseiro certo e a posição confortável para uma boa noite de descanso é imprescindível. De acordo com uma pesquisa publicada durante a 2ª Semana Brasileira do Sono, metade dos brasileiros dormem mal.
O travesseiro errado e o desconhecimento da posição adequada de dormir levam muitas vezes o corpo a uma condição de tensão, por ficar torcida a coluna vertebral durante o sono. Muitas vezes a dor lombar aparece em função da tensão provocada na coluna durante a noite.
O desconhecimento sobre a altura, densidade e o material ideal para rechear os travesseiros levam as pessoas a escolha errada daquele que posicionará a sua coluna confortavelmente por toda uma vida. Diversos estudos apontam que 82,9% dos indivíduos não utilizam o travesseiro corretamente, e essa é uma constatação de tirar o sono.
Qual a escolha correta do travesseiro?
O travesseiro perfeito deve se encaixar perfeitamente no vão entre o seu ombro e o pescoço. Portanto, não pode ser nem muito alto, nem muito baixo.
A escolha de um travesseiro que exerça a função de isolante térmico, que ajuste a temperatura do corpo a qualquer condição climática, ajuda a impedir a proliferação de microorganismos( responsáveis pelos odores) e protege sua saúde dos efeitos de bactérias.
Existem no mercado alguns travesseiros que absorvem e eliminam o suor do corpo com muito mais rapidez graças à sua constituição, permitindo que esteja sempre seco e macio.
Qual a posição adequada de dormir?
Dormir de lado, com um travesseiro sob sua cabeça, outro abraçado e outro entre os joelhos são recomendações para não perder o sono e nem ganhar dores.
Outras dicas para você ter uma bela noite de sono são:
É durante o sono que a coluna vertebral e toda a musculatura do corpo relaxam, os discos intervertebrais se nutrem e se preparam para suportar a força da gravidade que atua sobre o corpo no decorrer do dia.
Existem pessoas que pegam fácil no sono, outras passam horas e outras somente se encontrarem uma boa posição.
É bom saber que não existe uma posição padrão, mas encontramos pessoas que só conseguem dormir se estiverem numa posição específica, mesmo que essa posição seja em torção.
Os distúrbios do sono necessitam de cuidados que passam pela orientação do fisioterapeuta. Ronco intenso, insônia, sonambulismo, pesadelos, apneia (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos) e bruxismo (ranger de dentes) são os distúrbios mais comuns do sono.
Uma boa dica para prevenir o ronco e as apneias é dormir de lado, porque facilita a respiração. Dormir de barriga é ronco na certa!
A ciência não para de comprovar os benefícios de uma noite bem dormida. Adquirir o travesseiro ideal associado às posições adequadas do corpo na cama contribui para um conforto maior, bom sono e maior descanso.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas