A coluna vertebral é formada por 32 vértebras e quando ocorre ou se percebe um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para direita é denominado escoliose. A maioria das escolioses tem um desvio em "S", tanto para a direita num determinado nível da coluna ou para esquerda.

A causa é desconhecida na maioria dos casos, mas, aparece em determinados problemas neuromuscular como paralisa cerebral, poliomelite, etc.

Em alguns casos pode ser congênita devido a um defeito nas vértebras, onde provoca o desalinhamento lateral da coluna. Nos casos em que as curvas são menos intensas o tratamento é conservador, pouquíssimos casos são cirúrgicos.

Mais de 90% das escolioses são assintomáticas, isto é, não possuem dor e a fisioterapia contribui para melhorar o alinhamento e aliviar as dores quando aparecerem.

A maioria das dores na coluna vertebral de uma pessoa que possui a escoliose não é causa da escoliose e sim dos fatores biomecânicos como má postura, desconhecimento da ergonomia, movimentos repetitivos de abaixar a coluna, posturas prolongadas sentada no ambiente de trabalho ou em casa, esforço excessivo de carregar algum objeto, e não da escoliose.

A RPG (Reeducação Postural Global) e o Método Mckenzie são indicados nos casos onde as escolioses são dolorosas.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fique livre das dores crônica e aguda nos músculos e articulações.

Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, da postura e de prevenção de dor nas costas, dor no pescoço, dor nos braços e pernas, coceiras nas costas, braços e antebraços, hérnia de disco, discopatia degenerativa, hérnia de disco extrusa, dor crônica e aguda, nos adicione no WhatsApp.

Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.

.

.


Deixe seu recado: