Antigamente, acreditava-se que a cura ou solução para dor nas costas era praticar o repouso absoluto. A ciência já comprovou que deixar de movimentar quando se está com dor nas costas não resolve o problema. Manter-se ativo ajuda e muito na cura da dor nas costas, com raras, exceções ocorrem o contrário. Retomar os movimentos, ao trabalho, assim que possível, vai ajudar mais na recuperação do paciente do que ficar na cama.

Quando um paciente não recebe a informação confiável sobre as dores e o problema de coluna, ele pode ficar desencorajado a movimentar-se, achando que o movimento pode agravar o problema. A recuperação do paciente com dor nas costas pode evoluir para uma incapacidade, devido ao medo criado por profissionais de saúde mal formado e pelas crenças do próprio paciente em realizar os exercícios específicos para o seu problema e de realizar a sua atividade normal e natural diariamente.

É importante que o paciente procure ajuda não somente pela dor, mas também, pela incapacidade sentida em realizar as suas tarefas. Muitos pacientes acham normal o fato de não sentirem dor, mas terem dificuldade de realizar muitas tarefas do seu dia a dia em casa ou no trabalho. Isso não é normal e será um problema no futuro.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado e correto sobre as suas dores de coluna, pode se tratar com sucesso. Os pacientes precisam ficar independentes do fisioterapeuta, e aprender com este profissional (fisioterapeuta) a gerenciar o seu problema sozinho.

A causa da dor nas costas é desconhecida em mais de 80% dos casos, e após seis semanas, 90% dos casos melhoram gradualmente. A maioria dos casos de hérnia de disco é solucionada sem cirurgia. O profissional fisioterapeuta está mais bem preparado para lidar com o problema, com a educação em dor e com a prevenção de futuros episódios de dores.

A palavra chave de um tratamento de sucesso para dor crônica nas costas e irradiada é educação. Educação sobre as causas corretas do problema, educação sobre o exercício específico, educação sobre a correção da postura e, educação sobre prevenção para evitar futuros episódios de dor nas costas e nas pernas e braços.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fisioterapia Avançada - Método Mckenzie - O que é? - Como funciona? - Quem pode se beneficiar?

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(11) 94070-3983

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel