Campinas/SP
São Paulo/SP
(Foto: Jed Jacobsohn / The New York Times)
Um novo e inquietante estudo publicado no BMJ Open Sport & Exercise Medicine, sobre a densidade óssea, realizado em ciclistas e corredores de elite, descobriu que os ciclistas, homens e mulheres, tinham ossos mais finos que os corredores, apesar de todos os atletas serem jovens, saudáveis e em forma invejável, e muitos dos ciclistas terem feito musculação.
A perda óssea pode estar ocorrendo pela redução da alimentação, ou pelo suor exagerado para obter uma saúde óssea ideal. Tanto a baixa ingestão calórica, quanto as altas taxas de perda de cálcio através da transpiração, foi associada à perda óssea em outros estudos.
Pesquisadores observaram que a baixa densidade da massa óssea foi evidente em ciclistas masculinos e femininos e afetou a coluna lombar e o colo do fêmur. O tipo de esporte foi à única variável independente associada à baixa densidade da massa óssea.
O estudo expõe um possível risco em longo prazo da realização de exercícios de baixo impacto, em detrimento de atividades de maior impacto, e levanta preocupações de que atividades como ciclismo e natação possam exercer pouca pressão sobre os ossos.
Outros estudos levantam preocupações sobre efeitos insignificantes ou até adversos de exercícios que não sustentam o peso, como ciclismo e natação, que exercem pouca pressão sobre os ossos.
A gravidade parece interferir na produção da massa óssea, e nadadores e ciclistas de elite, oferecem riscos aos ossos da coluna e do fêmur, por não exporem os seus corpos à ação de um impacto necessário.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
.
Fonte:
BMJ Open Sport & Exercise Medicine
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas