Campinas/SP
São Paulo/SP
(Foto: Jed Jacobsohn / The New York Times)
Um novo e inquietante estudo publicado no BMJ Open Sport & Exercise Medicine, sobre a densidade óssea, realizado em ciclistas e corredores de elite, descobriu que os ciclistas, homens e mulheres, tinham ossos mais finos que os corredores, apesar de todos os atletas serem jovens, saudáveis e em forma invejável, e muitos dos ciclistas terem feito musculação.
A perda óssea pode estar ocorrendo pela redução da alimentação, ou pelo suor exagerado para obter uma saúde óssea ideal. Tanto a baixa ingestão calórica, quanto as altas taxas de perda de cálcio através da transpiração, foi associada à perda óssea em outros estudos.
Pesquisadores observaram que a baixa densidade da massa óssea foi evidente em ciclistas masculinos e femininos e afetou a coluna lombar e o colo do fêmur. O tipo de esporte foi à única variável independente associada à baixa densidade da massa óssea.
O estudo expõe um possível risco em longo prazo da realização de exercícios de baixo impacto, em detrimento de atividades de maior impacto, e levanta preocupações de que atividades como ciclismo e natação possam exercer pouca pressão sobre os ossos.
Outros estudos levantam preocupações sobre efeitos insignificantes ou até adversos de exercícios que não sustentam o peso, como ciclismo e natação, que exercem pouca pressão sobre os ossos.
A gravidade parece interferir na produção da massa óssea, e nadadores e ciclistas de elite, oferecem riscos aos ossos da coluna e do fêmur, por não exporem os seus corpos à ação de um impacto necessário.
Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
.
Fonte:
BMJ Open Sport & Exercise Medicine
.
.
🚨 AGENDE A SUA CONSULTA ON-LINE (POR VÍDEO | WHATSAPP) OU PRESENCIAL. LIGUE JÁ NO TEL.: 19 3308-6330, ou pelo WhatsApp: https://wa.me/message/PW4QUVXGCCKOP1 - (+55 19 98601-1281).
.
Fique livre das dores na Coluna e irradiada para as pernas e braços. Faça a Fisioterapia Avançada.
.
MAIS INFORMAÇÕES: 👇👇👇
1 - YouTube:
https://www.youtube.com/@PensandoSaudeBr/videos
2 - Instagram:
https://www.instagram.com/drabnel.alecrim/
3 - Facebook:
https://www.facebook.com/PensandoSaude
4 - TikTok:
https://www.tiktok.com/@user958546231352
5 - Twitter:
https://twitter.com/drabnelalecrim
6 - Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/3113355/admin/feed/posts/
7 - Site 1:
https://abnelalecrim.com.br/
8 - Site 2:
https://dornacoluna.fst.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html
9 - Site 3:
https://pensandosaude.com.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas