Campinas/SP
São Paulo/SP
Mito. Pessoas magras demais também podem correr o risco de ter dores nas costas, especialmente àquelas com distúrbios alimentares, carências nutricionais e osteoporose. Agora, ser magro normal, sem exagero não está associado à dor nas costas.
O emagrecimento rápido pode provocar sérios problemas de coluna, e mudar muito a postura. A perda de massa magra vai alterar o tônus muscular e a força, podendo interferir na funcionalidade e no alongamento normal dos músculos. Essa condição pode provocar dor nas costas.
A maioria das dores nas costas é de origem mecânica, física, ou seja, provocada por um movimento ou posição aplicado nos músculos e articulações, e não associado somente ao peso do paciente ou aos achados nos exames de imagens.
A causa da dor nas costas é desconhecida em mais de 80% dos casos, e maioria dos casos de hérnia de disco é solucionada sem cirurgia. O profissional fisioterapeuta está mais bem preparado para lidar com o problema, com a educação em dor e com a prevenção de futuros episódios de dores.
A palavra chave de um tratamento de sucesso para dor nas costas é educação. Educação sobre as causas corretas do problema, educação sobre o exercício específico, educação sobre a correção da postura e, educação sobre prevenção para evitar futuros episódios de dor nas costas e nas pernas e braços.
A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre as dores na coluna, pode se tratar sozinhos e obter sucesso na sua recuperação.
Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fisioterapia Avançada - Método Mckenzie - O que é? - Como funciona? - Quem pode se beneficiar?
-------------------------------------------------------------------------
Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.
Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.
.
Deixe seu recado:
Veja as Perguntas e Respostas