Quase todo mundo em algum momento vai sentir uma cãibra na perna, seja depois de um treino ou até mesmo no meio da noite, se dormiu de forma estranha ou não.

Foto: Harvard Medical School

O que são as Cãibras?

Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono. A causa exata do sintoma é desconhecida.

O que pode causar a cãibra

Bermudez Ang, um residente de Los Angeles postou em seu Facebook uma cãibra no pós-treino

Algumas condições podem predispor ao surgimento de câimbras, entre elas, a idade avançada, desidratação, exercícios extenuantes, inatividade, estreitamento arterial periférico e a irritação de um nervo por uma hérnia de disco.

A desidratação provocada pelo desgaste físico e o encurtamento muscular associado à falta de nutrientes podem causar cãibras persistentes em algumas pessoas.

Vídeo: Bermudez Ang, um residente de Los Angeles postou em seu Facebook uma cãibra no pós-treino

Hérnia de disco pode provocar cãibras.

A maioria das hérnias de discos é assintomática, ou seja, não produzem sintomas, mas podem provocar irritações em um nervo causando espasmos e cãibras musculares.

Tratamento

A maioria das pessoas, as cãibras musculares aparecem e desaparecem por conta própria e o tratamento é desnecessário. Ainda não existem medicamentos para a cãibra muscular eficiente e confiável, e o alongamento e a hidratação podem ajudar na prevenção.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel